top of page
  • Formação populacional do bairro:

       Muitos italianos, no começo da formação do bairro, imigraram para lá, assim, uma grande parte da população era italiana. Eles trabalhavam em serrarias e oficinas mecânicas, principalmente para atender a elite.

A partir do século XX a população negra começou a povoar a região, alterando a característica essencialmente italiana da Barra Funda.

  • Aspectos arquitetônicos do bairro:

       Possui uma grande diversidade de prédios, pois tem muitos prédios novos e comerciais (espelhados e altos), mas também tem muitas casas antigas (estruturas mais velhas e tradicionais). Essas casas, por serem menos atuais, não possuem garagens.

        Além disso, a maioria dos teatros e museus são mais antigos, alguns deles foram construídos poucos anos depois da formação do bairro.

  • Base econômica na formação do bairro:

       A base econômica era industrial.

       Esse desenvolvimento comercial do bairro, aliado à grande facilidade no transporte e à proximidade dos ricos do bairro de Higienópolis e Campos Elísios, fez com que parte da elite paulista da indústria e do café se instalasse nessa região ao sul do bairro, entre a linha férrea e as margens do rio Tietê.  

       Outro fator que colaborou para o desenvolvimento industrial da Barra Funda foi à proximidade com o Parque Industrial das "Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo", instalado no bairro vizinho da Água Branca, em 1920. 

     
 As Indústrias Matarazzo empregavam boa parte da população da região, assim como em grande parte da cidade.

  • Locais que se destacavam no início da formação do bairro:

       - Theatro São Pedro (nome antigo)

Foi construído em 1917. Os homens tinham que entrar de terno, gravata e chapéu e as mulheres de luvas até o ombro e vestido, pois era um local para pessoas com grande poder aquisitivo.

       - Parque Doutor Fernando Costa

Mais conhecido como Parque da Água Branca, foi inaugurado em 1929.

Antes de se tornar um parque, servia como hortifrúti, tendo feiras de diversos produtos orgânicos e frutas.

Hoje o parque serve para lazer: tem lugar para as crianças brincarem, para fazer exercícios, para caminhar, etc.

       - Casa Mário de Andrade

Foi construída em 1920, e nela morou o famoso escritor/poeta Carlos Mário de Andrade (1893 - 1945). É localizada na Rua Lopes Chaves, 546.

        A casa era, ao mesmo tempo, um abrigo para o escritor, um espaço reservado à intimidade pessoal, mas ao mesmo tempo tinha um caráter bastante social, pois era lá onde o escritor recebia seus amigos para festas e comemorações.

Até que Mário de Andrade falece dentro de sua casa, que hoje está aberta para oficinas e visitas.

  • Curiosidades sobre a formação do bairro:

       Antes de ser um bairro, a área era a Fazenda Iguape. Essa fazenda foi loteada e se tornou várias chácaras, a mais conhecida era a Chácara do Carvalho. Mas, essas chácaras também foram loteadas e foi construída uma ferroviária para o transporte de café, o que levou ao aumento da população local. Com o aumento da população, toda essa área foi transformada em um bairro: Barra Funda.

       No início de sua formação, a barra (local que o rio pode ocupar quando chove) do rio Tietê naquela região era muito profunda, por isso, o bairro recebeu o nome de Barra Funda.

  • Fontes:

http://www.encontrabarrafunda.com.br/barra-funda/

http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,curiosidades-sobre-as-origens-da-barra-funda,1758593

http://passeiosbaratosemsp.com.br/o-refugio-de-mario-de-andrade-na-rua-lopes-chaves/

http://www.encontrabarrafunda.com.br/barra-funda/historia-da-barra-funda.shtml

HISTÓRICO

Por:

Antonio Augusto nº3

Gabriel Reis n°10

Mathias Bock n°27

bottom of page