top of page

TRANSFORMAÇÕES

Por: 

Giulia Azevedo nº13

Marina Martins nº26

Pedro Bouza nº28

 


 

 

 

 

 

 

 

Economia - antiga e atual

          A revitalização da região da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, começou a tomar forma com a liberação da prefeitura para o início das obras de infraestrutura no terreno da Tecnisa a da PDG Realty, na Avenida Nicolas Boer, esquina com a Avenida Marquês de São Vicente.
          Para o consumidor final, a Barra Funda segue como um dos bairros mais atrativos para fechar negócio. Apesar da recente valorização, ele segue tendo o metro quadrado mais barato que seus vizinhos, como Perdizes e Vila Madalena.

Shopping West Plaza
          Foi o segundo empreendimento da região, localizado próximo ao antigo Shopping Matarazzo. Nos primeiros anos após sua inauguração, era grande referência na cidade, fazendo frente aos tradicionais Iguatemi e Eldorado.

Bourbon Shopping
          Um dos maiores shoppings da Zona Oeste, 
ocupa o mesmo local do antigo Shopping Center Matarazzo, e até maio de 2009, o shopping se chamava "Bourbon Shopping Pompeia", mas a nomenclatura foi mudada para evitar confusão com as unidades Bourbon Shopping do Rio Grande do Sul.

Serviços
          O bairro oferece uma ótima variedade de estabelecimentos comerciais próximos, como (a) o hipermercado Walmart e o atacadista Sam’s Club, (b) universidades de conceituadas como a FAAP, PUC e o Senac e (c) bons hospitais como o São Camilo e Samaritano.

Alagamentos 

          Situado em área de várzea ao sul do rio Tietê, o distrito da Barra Funda sofre com alagamentos constantes nas épocas de chuvas.
          Na rua Barra Funda, há apenas uma boca de lobo. Quando chove, alaga. 
          A prefeitura informou, por meio de nota, que a Operação Urbana Água Branca contempla projetos “drenagem envolvendo as bacias dos córregos Sumaré e Água Preta”.
          Com esses pontos de alagamento no distrito, muitas pessoas acabam entrando em contato com a água suja e se expõem ao risco de doenças. Mesmo pisar em correntezas que se formam nas calçadas sem a devida proteção nos pés pode provocar males.

Theatro São Pedro

          Idealizado pelo português Manuel Ferreira Lopes, desenhado pelo italiano 
Augusto Bernardelli Marchesini e construído pelo engenheiro Antonio Alves Villares da Silva, de Campinas, o Theatro São Pedro foi inaugurado em 16 de janeiro de 1917 na esquina entre as ruas Albuquerque Lins e Barra Funda.
          A programação de estreia foi aberta com dois filmes e contou ainda com apresentações líricas, conferências caipiras, monólogos, ditos e fados portugueses.
Em estilo neoclássico. 
          Luxuoso e confortável, oferecia 28 amplas frisas e 28 camarotes. Atualmente, a casa disponibiliza 636 lugares, distribuídos entre dois balcões, com capacidade para 110 e 124 pessoas e a platéia, que dispõe de 396 lugares e mais seis reservados para deficientes físicos.

Parques

          - O Parque da Água Branca (oficialmente Parque Fernando Costa).

          Na avenida Francisco Matarazzo no bairro da Água Branca foi tombado pelo Condephaat como patrimônio cultural, histórico, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico do estado de São Paulo. A sede do Fundo funcionava em um palacete antigo da avenida Rio Branco, em Campos Elísios, em frente aoPalácio dos Campos Elísios,o antigo palácio do governo paulista.

          - Parque Jardim das Perdizes
          Um dos maiores empreendimentos imobiliários atualmente na cidade de São Paulo, um bairro inteiramente novo em um megaterreno baldio na Barra Funda, na zona oeste da cidade, que acompanha um "bosque" livre para qualquer cidadão.

Minhocão

       O Elevado Presidente João Goulart (também conhecido simplesmente como Minhocão) é uma via expressa elevada da cidade de São Paulo, Brasil, que liga a região da Praça Roosevelt, no centro da cidade ao Largo Padre Péricles, na região da Barra Funda. Recebeu diversas críticas, sendo chamado de “cenário com arquitetura cruel” e “uma aberração arquitetônica”. Ainda hoje não é bem visto pela população da região, devido à desvalorização de seus imóveis e à deterioração do local. Intervenções atuais O corredor verde proposto pelo movimento 90º em que foram colocados parques verticais nos prédios A interdição do espaço aos sabados a tarde para o lazer.

Metrô 

       Problemas frequentes,como super lotação,que ocorrem na linha vermelha são por conta da falta de planejamento onde quando o metro foi construído não se pensou no aumento populacional que poderia ter em São Paulo ao longo dos anos Imigração os primeiros a povoarem a região foram os italianos. Trabalhavam em serrarias e oficinas mecânicas, principalmente para atenderem a população do elitizado bairro vizinho dos Campos Elísios. Muitos também trabalharam na ferrovia que seria inaugurada no final deste século.A partir do século XX a população negra começou a povoar a região, alterando a característica essencialmente italiana da Barra Funda.A partir da década de 70 começou a migração nordestina para a região e a atividade indústrial, anteriormente um dos grandes pontos fortes da Barra Funda, diminuiu sensívelmente. Em 15/12/2014 foi inaugurado o centro de imigração que oferece serviços para estrangeiros em São Paulo.

Francesco Antônio Maria Matarazzo

Francesco Matarazzo foi um siciliano que veio para o Brasil na metade do século XIX e que em 30 anos se tornou o homem mais rico do Brasil que estabeleceu suas fabricas em todo o Estado de São Paulo, transformando a região da Barra funda em um polo fabril, onde empregou grande parte dos imigrantes italianos e moradores dos bairros vizinhos. Dando nome hoje a principal avenida do bairro.

 

Mario de Andrade

Foi um grande autor e poeta brasileiro do inicio do século XX, um dos principais responsáveis pela Semana da Arte Moderna em 1922. Paulista morador da Barra Funda, lugar onde compôs grande parte de suas musicas, e após sua morte teve sua casa tombada e transformada em um ambiente de afloramento da cultura no bairro da Barra
Funda, dando oportunidade para varias crianças e jovens do bairro.

Entrevista - Anônimo
00:00 / 00:00
bottom of page